JESUS E A CIVILIZAÇÃO
JESUS E A CIVILIZAÇÃO
Hino Inicial 14
Hino Final 52
Mateus 13:31,32
O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos.
Ele nasceu em um vilarejo desconhecido, o filho de uma camponesa. Cresceu em outro vilarejo onde trabalhou em uma carpintaria até completar trinta anos. Então, durante três anos, foi um pregador itinerante. Nunca escreveu um livro. Nunca ocupou uma posição. Nunca teve uma família ou uma casa. Não freqüentou a faculdade. Nunca conheceu uma cidade grande. Não se afastou sequer trezentos quilômetros do lugar onde nasceu. Não fez nada do que normalmente acompanha o poder. Não tinha credenciado, era simplesmente ele.
Tinha apenas 33 anos quando toda a opinião pública se voltou contra ele. Seus amigos fugiram e um deles chegou a negá-lo. Foi entregue a seus inimigos e passou pelo escárnio de um julgamento. Foi crucificado entre dois ladrões.
Quando estava morrendo, seus executores disputavam por suas roupas, suas únicas propriedades neste mundo. Quando morreu, foi sepultado em um túmulo emprestado por um amigo misericordioso. Dezenove séculos se passaram, e hoje ele é a figura central da raça humana.
Todos os exércitos que já marcharam, todas as frotas navais que já navegaram, todos os parlamentos que já existiram e todos os reis que já reinaram, colocados juntos, não influenciaram a vida do homem como essa vida solitária.
E com ele o cristianismo.
Jesus disse que o Reino dos Céus é como uma semente de mostarda, que é minúscula, mas quando cresce serve de abrigo e de descanso para muitos pássaros. Esta parábola certamente se aplica a uma pessoa que abraça a Jesus; também se aplica ao cristianismo. No mundo.
Apesar de sua origem humilde, a Igreja realizou mais mudanças em prol da terra do que qualquer outro movimento significativo da história. Tivemos contribuições do cristianismo em todas as áreas do mundo.
- Os hospitais, que basicamente surgiram na Idade Média.
No Império Romano pré-cristão, os hospitais existiam somente para soldados. Porém os hospitais, como conhecemos, passaram a existir por intermédio da influência do cristianismo. Muitos hospitais expressam suas origens cristãs em seus nomes. Ex. Santa Casa, Casa de Misericórdia, Hospital Menino Jesus.
- As universidades, que também surgiram durante a Idade Média. Além disso, a maioria das grandes universidades foi fundada por cristãos para propósitos cristãos.
- A alfabetização e o ensino para o povo.
Durante os dias da União Soviética atéia, a maior parte de sua escrita era feita com um alfabeto desenvolvido por um cristão. Gutenberg foi o primeiro a fazer livros em larga escala e ele disse: “Sei o que quero fazer; quero multiplicar a Bíblia”.
Por volta do século XX, antes das culturas terem sido corrompidas, foi feita uma pesquisa da taxa de alfabetização das diversas nações do mundo. As nações pagãs, como a China e a Índia, pouco expostas à Palavra de Deus, tiveram um índice de alfabetização de 0 a 20%. As nações com influência predominantemente católica tiveram uma porcentagem muito maior que variou de 40 a 60%. E nos países protestantes o índice de alfabetização variou de 94 a 99%.
Quantos aqui aprenderam ler melhor quando passaram a estudar a Bíblia?
- O capitalismo e a iniciativa privada.
- O governo representativo, como se observa em alguns países.
- A separação dos poderes políticos.
- Os direitos civis.
- A abolição da escravatura, tanto na antiguidade quanto nos tempos modernos.
- A ciência moderna.
A verdade é que os criacionistas deram a ciência ao mundo. Os criacionistas inventaram a ciência.
Eis uma lista de alguns destacados cientistas que acreditavam na Bíblia e fundaram os seguintes ramos da ciência.
Cálculo, Isaac Newton;
Bacteriologia, Luis Pasteur;
Química, Roberto Boyle;
Eletrônica, John Fleming;
Ginecologia, James Simpson;
Ciência da computação, Charles Babbage;
Eletromagnetismo, Michael Faraday;
E a lista vai embora tenho 30 nomes famosos no meio científico.
- A descoberta do Novo Mundo por Colombo.
- A valorização das mulheres.
Antes da influência cristã, a vida da mulher também era muito desvalorizada. As meninas eram abandonadas em número muito maior que os meninos. Na China menina podia ser simplesmente oferecida como alimento a cães selvagens e a lobos. Duas mulheres missionárias Sofie e Anna mudaram essa situação. E as crianças gêmeas eram filhos do diabo e tinha que ser mortas. Na Índia as mulheres eram queimadas nas piras dos funerais de seu marido. Jesus realizou algo inacreditável na vida das mulheres, elevando a um plano superior.
- A bondade e caridade; a ética do bom samaritano.
Constantino doou fundos às Igrejas para auxiliar os pobres, as viúvas e os órfãos.
George Muller e seus famosos orfanatos na Inglaterra.
Boa parte da caridade hoje em dia é alentada pelo amor de Jesus.
- Os padrões de justiça mais elevados.
- A riqueza das nações.
2 Tessalonicenses 3:10 “Se alguém não quiser trabalhar, também não coma”.
Isso foi dito muito tempo atrás por Paulo. Algumas pessoas evitam todas as oportunidades de trabalho que recebem. E ainda ficam procurando quem inventou trabalho, foi Deus meu querido. Deus trabalha até agora e sempre vai trabalhar. E através do trabalho a prosperidade. Acabou o emprego, mas não o trabalho. To aqui para ganhar o meu. Trabalho aqui, mas não faço nada.
- A exceção do homem comum.
- A condenação do adultério, do homossexualismo e de outras perversões sexuais.
Isso ajudou a preservar a raça humana e poupou a muitos do sofrimento. A Bíblia mostra o sexo como sagrado somente dentro do casamento.
A anarquia sexual assumiu formas extremas e espalhou-se por todo mundo. E seus resultados estão aí doenças venéreas, aids, casamentos desfeitos e filhos abandonados.
Jesus ampliou o mandamento “Não adulterarás”, se alguém olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela.
O cristianismo elevou mundialmente o padrão de moralidade.
- Mais respeito pelo ser humano.
- A civilização de muitas culturas bárbaras e primitivas.
- A codificação e transcrição de muitos dos idiomas.
- O maior desenvolvimento da arte e da música. Inspiração para os maiores trabalhos de arte. Muitos dessas grandes basílicas superam os templos gregos.
- A música o nascimento da nota musical. Foi o trabalho do monge Guido de Arezzo (995 c. 1050c.). Isso é produto da Igreja que o diabo também usa.
- Inúmeras vidas que de sujeição passaram a benefício para a sociedade devido ao evangelho.
- A salvação eterna de incontáveis almas.
A salvação de almas é o objetivo principal da proclamação do cristianismo.
E em sua casa qual foi e tem sido a influência de Jesus?
Ser crente com roupa bonita é fácil, quero saber da influência de Jesus quando você esta de bermudão em casa.
O reino de Cristo não foi estabelecido sem batalhas, você também tem e pode vencê-las, mas você tem que se entregar a ele.
Jesus atrai e convence os seres humanos e os que se mostram sensíveis são renovados e transformados por Ele, à imagem de Deus.
A vida oferecida por Cristo não é uma vida cheia de fracassos e semeada de esperanças e sonhos irrealizáveis, mas uma vida, de crescimento, um caminho de sucesso junto ao Salvador. É uma vida que revelará crescente amor genuíno, alegria, paz longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gal. 5:22,23).
Portanto entrega seu caminho a ele e ele tudo fará.
Amém
BIBLIOGRAFIA
Os trechos desta palestra foram extraídos do livro:
“E se Jesus Não Tivesse Nascido?” D. James Kennedy com Jerry Newcombe
CARÁTER É TUDO
A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.
Educação pág. 57.
NECESSIDADES
* Amor e afeto
* Segurança
* Ambiente familiar que lhe dê suporte às freqüentes crises de insegurança e identidade
* Pertencer a um grupo de amigos positivos e saudáveis
* Privacidade e respeito
* Projeto de vida e objetivos mediados e claros
* Respeito e compreensão em relação às dificuldades que atravessa
* Liberdade para tomar decisões e agir nos aspectos para os quais já apresenta maturidade e capacidade
* Limites que o ajudem a se proteger contra a própria imaturidade e onipotência
* Ter valores éticos
TAREFA DOS PAIS
* Valorize a conduta adequada. Elogio.
* Responsabilize-os por atos inadequados. Dizer não e porque.
* Dê afeto, carinho, abraço.
* Tenha compreensão
* Seja justo e equilibrado
* Saiba ouvir os filhos
* Faça-os conhecer e respeitar as normas vigentes a família sendo coerente com as mesmas
* Estimule positivamente, buscando diminuir a insegurança e baixa auto-estima natural da idade
* Busque oportunidades de diálogo sempre. Seja breve e objetivo
* Seja verdadeiro
* Não aceite não saber onde estão e com quem
* Aceite e estimule a necessidade de expressarem independência
Um renomado cientista disse certa vez que se houvesse uma guerra nuclear o primeiro que as pessoas fariam depois de passado o perigo seria procurar suas famílias.
UA-37671879-1